domingo, 5 de maio de 2013

Resenha do filme: O orfanato


 Direção: Juan Antonio Bayona
 Ano/país: 2007, Espanha/México
 Gênero: Terror, suspense, drama
 Elenco principal: Belén Rueda, Fernando Cayo, Roger Príncep.

 Sinopse: Laura é uma mulher que volta com sua família para o orfanato onde cresceu a fim de reformá-lo e abrir uma residência para crianças deficientes. Uma vez no lugar, o pequeno Simón, filho adotivo de Laura e portador de HIV, começa a deixar se levar por estranhos jogos que geram em Laura uma grande inquietação, e que deixaram de ser apenas diversão para se converterem em uma ameaça. À medida que Laura e seu esposo convertem o velho orfanato na casa em que serão recebidas crianças com problemas, uma série de eventos estranhos que a afetam, e especialmente a Simón, a obriga a buscar pistas do passado da construção que uma vez foi seu lugar de criança para tratar de explicar tudo o que ocorre. A história do lugar é mais dramática e macabra do que Laura estava ciente.

Vamos à resenha: Se fosse para resumir esse filme em apenas uma palavra, essa palavra com certeza seria, surpreendente. De um jeito ótimo, aliás.
Quando eu assisti pela primeira vez, nunca tinha ouvido falar sobre o filme e achei que fosse só mais um típico filme de terror, envolvendo espíritos e casas mal assombradas. Mas não é. Não é o tipo de filme com sangue, matança e criaturas horrorosas (Pessoas medrosas, podem assistir kk). Na verdade, boa parte da trama fica mais em um suspense, porém não cansativo, sempre nos dando sustos e despertando bastante curiosidade sobre os mistérios que envolvem o antigo orfanato.

Desde que chegaram à casa, Simón diz ter feito alguns amigos, tinha um em especial que dizia se chamar Tomás. Até então, para Laura não passava da imaginação do menino, mas as coisas começam a mudar quando durante as "brincadeiras" Simón vai ficando estranho, dizendo coisas ruins e sempre jurando que a existência do amigo é verdadeira, acabando por fazer uma descoberta também. Além do fato de que 5 das 6 crianças que Simón dizia ser seus amigos, eram crianças que viveram ali com Laura durante sua infância. Com o tempo, Laura também começa a notar estranhos acontecimentos na casa, até que um dia, durante a festa de inauguração da residência (que também seria lar para crianças com deficiências), Laura nota um estranho menino usando uma máscara e percebe que Simón desapareceu.

A partir das buscas desesperadas de Laura para encontrá-lo, é que vamos mergulhando ainda mais no passado do lugar e das crianças, já que Laura tem certeza que isso seria a solução para encontrar Simón. Ela chega a buscar até mesmo ajuda de médiuns, que sem poderem fazer muita coisa, já que o marido desacreditava disso, dizem que a chave da resposta seria ela crer para ver, e não ver para crer. 
A fim de recomeçar suas vidas, seu marido propõe que se mudem da casa. Ele já estava desacreditado de que pudessem encontrar Simóm, pelo menos com vida. (Vale lembrar, que Simón era doente e não poderia sobreviver muito tempo sem seus remédios.) Laura pede apenas dois dias na casa, sozinha, para se despedir, e é a partir daí que se desenrola o final.

Se eu falar mais, vou acabar entregando o fim do filme, rs, mas deixo destaque para esse final. É realmente a grande surpresa positiva do filme, que foge totalmente dos clichês do terror. É muito bem desenvolvido, não termina "sem pé e sem cabeça" e é bem capaz de conseguir arrancar lágrimas de quem assiste.
Não, eu não sou louca quando digo que chorei em um filme de "terror". O final é realmente mais puxado para o drama. Dependendo do ponto de vista, pode ser considerado triste ou feliz, mas sem sombras de dúvida é lindo e emocionante.
Dessa forma, "O orfanato" consegue de maneira simples, te prender, surpreender e emocionar, sendo assim diferenciado da maioria dos filmes do gênero. Dando uma visão diferente ao tema espíritos, que quase sempre são tido como assustadores. Mostra que nem tudo é o que parece.

Mais do que recomendado! Eu mesma já assisti esse filme milhares de vezes e mesmo assim sempre consigo me emocionar com o desfecho. :)

5 comentários:

  1. Amei a resenha!! Pelo visto o livro deve ser muito bom, ein?!
    http://conexao-feminin4.blogspot.com.br/ Passa por lá?
    Beijão meu anjo!

    ResponderExcluir
  2. filme ruin da porra, dá muito medo!

    ResponderExcluir
  3. também chorei muito no final,foi realmente bonito,algo inesperado para um filme de terror e suspense.

    ResponderExcluir
  4. PODERIA TER SIDO UMA RESENHA UM POUCO MAIS DETALHADA,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, MAS AMEI O FILMEEE

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse filme é excelente e também chorei no final. Recomendo!!

    ResponderExcluir